F.A.Q - Manual do Usuário > Declaração de Acervo > Como editar uma declaração de acervo de amostras enviada?
A primeira opção para uma edição é editar uma declaração que não foi aceita ainda pela ANP: Clique no menu no canto superior esquerdo da tela.
Clique em Declaração de Acervo.
Selecione a opção desejada. Você pode editar a amostra via formulário de edição. Selecione um tipo de amostra “Em Andamento”.
Clicar em editar na amostra desejada.
Nesta etapa, você pode revisar e atualizar as informações da amostra conforme necessário.
A outra forma de editar declarações prévias, neste caso, quando já foram aceitas pela ANP, é retificá-las.
Neste caso, a operadora deve obter um identificador da amostra dentro da aplicação para recuperá-la e alterar as informações.
Atenção:
O ID Sisroc corresponde à coluna "Identificador da amostra (Sisroc)" do XLSX e à tag "ID_SISROC" do XML. Ele é utilizado para editar o conteúdo de uma amostra de uma declaração a partir do identificador gerado pelo Sisroc. Este ID é garantidamente único.
O ID Operadora corresponde à coluna “Identificador da amostra (Operadora)” do arquivo XLSX e à tag “ID_AMOSTRA_OPERADORA” do XML. Ele é utilizado para editar o conteúdo de uma amostra de uma declaração a partir do identificador gerado pela operadora. Esse ID deve ser garantidamente único, sendo de responsabilidade da operadora assegurar isso.
Antes de realizar um carregamento em lote (via XML ou planilha XLSX), é importante incluir nos arquivos os campos ID Operadora ou ID Sisroc. Esses identificadores permitem que o sistema relacione corretamente as amostras já existentes e identifique eventuais atualizações.
No arquivo XML podem ser usadas as tags ID_SISROC ou ID_AMOSTRA_OPERADORA:
No arquivo XLSX, essas colunas são "Identificador da amostra (Operadora)" ou "Identificador da amostra (Sisroc)".
Para obter o ID Sisroc de uma amostra, acesse a tela de detalhes de uma das declarações e utilize o botão “Amostras reenviadas” ou, alternativamente, consulte o endpoint da API (mencionado no final do tópico). Para mais detalhes sobre download, acesse: Como fazer o download da declaração pré-preenchida?
A primeira forma de conseguir o ID Sisroc é pela tela de Detalhes de DAA. Quando a declaração estiver aprovada, aparece um botão para obter a declaração pré-preenchida:
A segunda maneira de conseguir o ID Sisroc é pelo endpoint (/daa/download/{daa_id}) da API do sistema:
Identificar alterações na declaração feitas por carregamento em lote
Caso haja uma edição de amostra detectada pelo sistema (a partir do ID Operadora ou ID Sisroc), é possível verificá-la na tela de detalhes da declaração de acervo. Selecione “Envio por planilha ou XML”.
Clicar em "Detalhes" no arquivo carregado desejado
Nesta tela, é possível saber os alertas e erros relacionados ao carregamento e, clicando no botão “Amostras reenviadas”, você consegue visualizar quais amostras foram alteradas e qual é seu ID Sisroc ou ID Operadora.